Ministério da Educação e Ciência Direcção-Geral de Educação ERTE ERTE missão ERTE contactos ERTE equipa ERTE centros de competência ERTE notícias Logos da ERTE, da DGIDC e do MEC
 

ERTE > notícias

 

Notícias



Agenda Digital Europeia: resultados do inquérito sobre programas de controlo parental

(Publicada em 14-01-2011)

A Comissão Europeia acaba de divulgar um estudo revelando que, embora 84% dos programas de software testados permitam aos pais bloquear o acesso a certos sítios Web, tais programas são menos eficientes a filtrar os chamados conteúdos Web 2.0, como os sítios de redes sociais ou os blogues. Além disso, apenas um número reduzido de produtos disponíveis no mercado consegue filtrar os conteúdos Web acessíveis através de telemóveis ou consolas de jogos, numa altura em que uma criança em cada quatro na Europa entra em linha desta forma. Paralelamente, o inquérito no âmbito do projecto "EUKIdsOnline", também financiado pelo programa da UE "Internet mais Segura", apurou que, na UE, apenas um quarto dos pais utiliza software de controlo parental para monitorizar, acompanhar ou filtrar o que os seus filhos podem fazer em linha.

A publicação dos resultados destes inquéritos serve para sensibilizar as pessoas para a importância de proteger as crianças contra certos conteúdos da Internet, fornecendo ao mesmo tempo aos pais uma perspectiva objectiva de qual o software de controlo parental mais eficaz.

O estudo agora publicado analisou 26 ferramentas de controlo parental para PC, 3 para consolas de jogos e 2 para telemóveis. Constatou-se que o software existente é bom para filtrar os conteúdos em linha para adultos, mas continua a haver, pelo menos, 20% de hipóteses de os sítios com materiais impróprios para crianças e, em especial, os que incentivam os jovens a causarem danos a si próprios.

Leia mais aqui.


Partilhar            [ Voltar ]

 

ERTE > notícias

 
 

Salvo indicação em contrário, licença Creative Commons BY-NC-ND para todos os conteúdos. Creative Commons BY-NC-ND



ERTE - Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas - Ministério da Educação