Ministério da Educação e Ciência Direcção-Geral de Educação ERTE ERTE missão ERTE contactos ERTE equipa ERTE centros de competência ERTE notícias Logos da ERTE, da DGIDC e do MEC
 

ERTE > notícias

 

Notícias



Prémio “Seeds of Science”, na categoria Ciências Exactas atribuído ao Doutor Jaime Silva

(Publicada em 25-05-2010)

Os matemáticos Gonçalo Pena, Jaime Carvalho e Silva e Margarida Melo, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foram distinguidos com o Prémio “Seeds of Science”, na categoria Ciências Exactas, atribuído pelo jornal online Ciência Hoje.

Os cientistas receberam o galardão – distingue anualmente quem se destaca na actividade científica – no dia 22 de Maio, durante a Gala de Ciência, que decorreu no Casino da Figueira da Foz. Presidiu à cerimónia o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago.

Jaime Carvalho e Silva, actual secretário-geral da Comissão Internacional para a Instrução da Matemática (ICMI), a maior associação mundial dedicada ao ensino da disciplina, é investigador de Análise e História e Metodologia da Matemática do Centro de Matemática da FCTUC. Em 2005 venceu o prémio José Sebastião e Silva, pelo livro «Matemática 7» e já tinha recebido uma menção honrosa do mesmo prémio, em 2000, pelo livro «Matemática 8».

Gonçalo Pena investiga na área da Dinâmica de Fluidos Computacional. Em 2009, recebeu um prémio da Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Programa de Estímulo à Investigação, no valor de 12.500 euros, pelo desenvolvimento de um programa de simulação em computador que permite reproduzir o fluxo sanguíneo e a sua interacção com as artérias, possibilitando, por exemplo, simular experiências clínicas sem qualquer perigo para o doente.

Margarida Melo é das poucas cientistas portuguesas a investigar na área da Geometria Algébrica, uma área clássica da matemática. Recentemente, desenvolveu um trabalho que culminou na construção de novos espaços de parâmetros de objectos matemáticos e cujos resultados poderão contribuir para tornar a criptografia mais eficiente, melhorando o processo de codificação de informação e que é uma técnica muito usada pelas agências de informação secretas.

Ver Recorte do Diário de Coimbra de 21/05/2010


Partilhar            [ Voltar ]

 

ERTE > notícias

 
 

Salvo indicação em contrário, licença Creative Commons BY-NC-ND para todos os conteúdos. Creative Commons BY-NC-ND



ERTE - Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas - Ministério da Educação