Ministério da Educação e Ciência Direcção-Geral de Educação ERTE ERTE missão ERTE contactos ERTE equipa ERTE centros de competência ERTE notícias Logos da ERTE, da DGIDC e do MEC
 

ERTE > notícias

 

Notícias



Projecto Nanoyou: As nanotecnologias nas Escolas

(Publicada em 04-05-2010)

NANOYOU (Nano for Youth) é um projecto financiado pelo Sétimo Programa-Quadro da Comissão Europeia que se destina a reforçar o conhecimento dos jovens a respeito das nanotecnologias (NT) e a participar no diálogo sobre os seus aspectos éticos, legais e sociais (ELSA). 

Embora as NT estejam a ser desenvolvidas para proporcionar benefícios, algumas destas novas aplicações poderão ter efeitos nocivos em determinadas circunstâncias. Assim, os cidadãos necessitam de estar informados de modo a ponderar os benefícios contra riscos hipotéticos para poderem dar um verdadeiro contributo a tomadas de decisão futuras.

O público-alvo do Nanoyou são os jovens na faixa etária dos 11 aos 25 anos. 

O Portal Web http://www.nanoyou.eu disponibiliza um conjunto de actividades virtuais, assim como, um espaço de comunicação com fóruns virtuais em que os alunos podem participar. Além disso, uma sólida rede permite a diferentes instituições e escolas a partilha de experiências e recursos. 

Durante o ano lectivo 2009-2010, 25 escolas-piloto de toda a Europa ensinaram nanotecnologias na sala de aula recorrendo a uma vasta gama de materiais, incluindo vídeos, animações online, jogos, oficinas, diálogos virtuais, experiências reais e virtuais baseados em pesquisas existentes. 

Pode também tornar-se numa escola-piloto e beneficiar de várias actividades e materiais. Registe a sua escola e aguarde o contacto. Apenas as escolas que forem seleccionadas serão contactadas. Todas as escolas que participarem no piloto  receberão 1.000 Euros pela sua participação e contribuição no projecto. As actividades do NANOYOU serão baseadas em três principais áreas relacionadas com o tema: Medicina, Meio Ambiente e Energia e TIC. Estes campos foram destacados porque têm um alto nível de interesse público, são relevantes para os interesses dos jovens e são de grande importância social.  Veja como aqui !

Para mais informações sobre o projecto consulte: http://www.nanoyou.eu ou o documento Acerca do projecto !


Partilhar            [ Voltar ]

 

ERTE > notícias

 
 

Salvo indicação em contrário, licença Creative Commons BY-NC-ND para todos os conteúdos. Creative Commons BY-NC-ND



ERTE - Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas - Ministério da Educação