Ministério da Educação e Ciência Direcção-Geral de Educação ERTE ERTE missão ERTE contactos ERTE equipa ERTE centros de competência ERTE notícias Logos da ERTE, da DGIDC e do MEC
 

ERTE > notícias

 

Notícias



5º Aniversário eTwinning: Prémios Europeus para duas escolas portuguesas

(Publicada em 04-02-2010)

Quase 500 professores estão reunidos em Sevilha para celebrar o 5º aniversário na Conferência Anual do eTwinning, uma iniciativa que permite a criação online de comunidades de professores e escolas por toda a Europa. No dia 5 de Fevereiro, realiza-se em Sevilha uma cerimónia de entrega de prémios em que participam 37 escolas, de 21 países, que são as grandes vencedoras deste ano dos prémios de excelência eTwinning desenvolvidos no ano lectivo 2008/2009.

Os prémios estão divididos em três categorias etárias (4-11, 12-15 e 16-19) e em quatro categorias temáticas (língua espanhola, língua francesa, matemática e ciências, e utilização criativa de meios de comunicação digitais). Os prémios dos vencedores por categoria etária são a participação no acampamento eTwinning (a realizar em Abril/Maio, em local a designar), e os vencedores das categorias especiais recebem equipamento escolar e oportunidades de desenvolvimento profissional.

Este ano, entre os vencedores podemos encontrar duas escolas portuguesas que conquistaram o 1º lugar nas categorias especiais:

Matemática e ciências (prémio patrocinado pela European Schoolnet)

Título do projecto: Magic but real experiments

Escolas Parceiras:

  • Alexandre Costa, Escola Secundária de Loulé (PT)
  • Claudia Cziprok, Colegiul National "Mihai Eminescu" (RO)
  • Claudia Radu Scoala Gimnaziala, "Gheorghe Lazar" (RO) 
  •  Danuta Tracz, Zespół Szkolno-Przedszkolny w Brzeźnicy (PL) 
  • Irena Babinska, Vilniaus r. Pagiriu gimnazija (LT)
  • Manuel Díaz Escalera, Colegio Sagrado Corazón (Esclavas) (ES)

 

Língua Espanhola (prémio patrocinado pelo Ministério da Educação Espanhol)

Título do projecto: TRIANGULO  

Escolas Parceiras:

  • Mauricio Del Gallego Naredo, IES LLANERA (ES) 
  • Isabel Monteiro, Escola Secundária de Pinheiro e Rosa (PT) 
  • Marta Pey, IES JAUME CALLIS (ES)

A professora Carla vieira Carla Vieira Sampaio da Silva, EB 2,3/S Cunha Rivara – ARRAIOLOS, foi uma das finalistas da categoria 4-11, com o projecto Uniting through legends. A restante lista de vencedores e finalistas poderá ser consultada em: www.etwinning.net.

A conferência anual deste ano em Sevilha assinala o quinto aniversário do eTwinning. Durante os três dias da conferência (5 a 7 de Fevereiro), professores provenientes de trinta e dois países da Europa, assim como representantes nacionais e europeus, analisarão a iniciativa. A acção eTwinning tira o melhor partido possível das ferramentas Web 2.0, com vista a promover trabalhos de projecto com alunos, comunidades online para professores, e inúmeras oportunidades de desenvolvimento profissional. Através do eTwinning, mais de 85 000 professores de toda a Europa trabalham em conjunto em actividades que envolvem mais de 50 000 escolas em 32 países europeus. Nos cinco anos da sua existência, o eTwinning deixou de ser uma mera ferramenta de pesquisa de parceiros destinada aos professores para se tornar uma comunidade europeia de ensino e aprendizagem (www.etwinning.net).

 


Partilhar            [ Voltar ]

 

ERTE > notícias

 
 

Salvo indicação em contrário, licença Creative Commons BY-NC-ND para todos os conteúdos. Creative Commons BY-NC-ND



ERTE - Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas - Ministério da Educação