Ministério da Educação e Ciência Direcção-Geral de Educação ERTE ERTE missão ERTE contactos ERTE equipa ERTE centros de competência ERTE notícias Logos da ERTE, da DGIDC e do MEC
 

ERTE > notícias

 

Notícias



Chainstories – Histórias em Cadeia - projecto Europeu para a aprendizagem de línguas Românicas

(Publicada em 09-09-2009)

O projecto Chainstories – Histórias em Cadeia – é um projecto Europeu destinado a alunos que frequentam a escolaridade em países cuja língua oficial é um idioma pertencente à família das línguas Românicas (Francês, Espanhol, Italiano, Português, Romeno). No âmbito deste projecto, cinco escolas, cada uma situada num país de língua românica, trabalharão em conjunto para completar uma única história. Cada escola escreverá a sua parte da história na língua oficial do país a que pertence, tendo de compreender as outras partes escritas pelas demais escolas participantes, com base em actividades de intercompreensão das línguas românicas utilizadas.

 

O projecto teve uma fase piloto em 25 turmas, com alunos de idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos, em Itália, Espanha, Roménia, França e Portugal, tendo-se obtido óptimos resultados. Foi uma surpresa para todos os professores descobrir a capacidade manifestada pelos alunos na compreensão de outras línguas, competência em que também se verificou um desenvolvimento significativo. Além disso, os alunos revelaram um maior interesse pela União Europeia e pela aprendizagem de línguas.

 

Devido ao sucesso pedagógico do projecto, Chainstories estará acessível a todas as escolas na Europa. As instituições escolares e os professores poderão inscrever-se numa cadeia já criada ou propor uma nova cadeia e experimentar igualmente os resultados positivos no que se refere não só aos alunos como também ao desenvolvimento profissional dos professores.

 

Poderá encontrar mais informação em português no website do projecto, em que estão disponíveis algumas das histórias já produzidas.

Para informações complementares contacte: Stephen@chainstories.eu


Partilhar            [ Voltar ]

 

ERTE > notícias

 
 

Salvo indicação em contrário, licença Creative Commons BY-NC-ND para todos os conteúdos. Creative Commons BY-NC-ND



ERTE - Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas - Ministério da Educação