Ministério da Educação e Ciência Direcção-Geral de Educação ERTE ERTE missão ERTE contactos ERTE equipa ERTE centros de competência ERTE notícias Logos da ERTE, da DGIDC e do MEC
 

ERTE > notícias

 

Notícias



2º ENCONTRO e-CREATE - FPCEUL

(Publicada em 06-06-2008)

05 de Julho de 2008 - Sábado (10.00h-13.30h)

e-create

COMUNIDADES DE PRÁTICA, FORMAÇÃO E PARTILHA APOIADAS NO MOODLE - Divulgação de boas práticas

Local: Auditório da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Univ. de Lisboa (Metro Cidade Universitária)

Organização: Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade

Área Científica: Tecnologias Educativas

Apoio: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa; Fundação para a Ciência e Tecnologia - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Ministério da Educação; e-Changing; Staedtler.

Destinatários: Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Superior; Coordenadores TIC; Investigadores; Estudantes universitários; etc .

INSCRIÇÕES GRATUITAS

· A participação neste seminário é gratuita mas está sujeita a inscrição e existência de vaga.

· Para proceder à inscrição, basta enviar uma mensagem para criatividade@criatividade.net com o seu nome, morada, contacto telefónico, e-mail e local de trabalho. A sua inscrição será confirmada para o endereço de correio electrónico que nos indicar.

· Será entregue certificado de participação para efeitos curriculares.

OBJECTIVOS

· Fornecer elementos de reflexão que possam contribuir para um melhor posicionamento/desempenho dos agentes educativos face à utilização de espaços virtuais de aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem;

· Constituir uma oportunidade de partilha de saberes e experiências educativas na área do desenvolvimento e aplicação de espaços virtuais de aprendizagem em contexto educativo;

· Desenvolver nos docentes competências no domínio da utilização das tecnologias de informação e de comunicação e da sua integração no processo de ensino-aprendizagem numa perspectiva facilitadora da criatividade e da adaptação à mudança;

· Habituar os agentes educativos a aprenderem e ensinarem em ambientes de aprendizagem construtivista, onde o papel do professor não será só o de “fornecer” conhecimento, mas mais o de modelar, acompanhar e gerir a construção desse mesmo conhecimento, com a ajuda das novas tecnologias;

· Estimular a constituição de comunidades de aprendizagem e a formação inter-pares ("peer-coaching"), fomentando uma aprendizagem baseada na partilha de experiências e práticas profissionais;

· Incentivar o recurso a modalidades mistas ("blended"), com uma componente presencial e outra a distância e com o apoio de plataformas de aprendizagem online (LMS), enquanto modalidades estimuladoras de aprendizagens mais autónomas, com múltiplas aplicações em contexto educativo.

Mais informações em www.criatividade.net

 

 

 


Partilhar            [ Voltar ]

 

ERTE > notícias

 
 

Salvo indicação em contrário, licença Creative Commons BY-NC-ND para todos os conteúdos. Creative Commons BY-NC-ND



ERTE - Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas - Ministério da Educação