Ministério da Educação e Ciência Direcção-Geral de Educação ERTE ERTE missão ERTE contactos ERTE equipa ERTE centros de competência ERTE notícias Logos da ERTE, da DGIDC e do MEC
 

ERTE > notícias

 

Notícias



Projecto eTwinning Português vence prémio em Itália

(Publicada em 18-03-2008)

No âmbito do projecto eTwinning alunos do 2.º ano do curso técnico de restauração e cozinha da Escola D. Duarte, em Coimbra, foram convidados a participar num concurso de confecção de pizzas em Itália e, como resultado, arrecadaram o primeiro lugar com uma pizza de bacalhau.  

 

Através da plataforma eTwinning na internet, os alunos tiveram oportunidade de trocar experiências e ideias sobre a temática: o negócio da pizza na Europa. Já em Itália, os estudantes europeus beneficiaram da oportunidade de participar num estágio dirigido pela escola nacional de pizza italiana, onde, durante cinco dias, tiveram a oportunidade de conhecer e aperfeiçoar novas técnicas de cozinha. "Foi uma experiência maravilhosa. Tivemos oportunidade para ver como funciona aquela escola com maior tradição nestes tipos de curso", referiram os alunos.  

Num país onde a pizza é "rainha", os portugueses mostraram aos italianos um novo ingrediente. Depois das devidas adaptações e experiências, foi apresentado uma pizza com características lusas, tendo como ingrediente principal, o bacalhau. A iguaria fez furor não só no país transalpino, como também entre as comitivas dos outros três concorrentes – Hungria, Letónia e Roménia.  

 

Para além da experiência "entre tachos e panelas" também a vertente humana acabou por ficar bem vincada. Os estudantes voltarão, ainda este ano, a Itália, já que a pizza de bacalhau acabou por abrir portas para a participação no campeonato nacional de pizza a realizar para o final do ano. Para o sucesso alcançado este projecto teve o apoio da autarquia da região.
 

Para conhecer o projecto em detalhe consulte:
http://www.etwinning.net/ww/pt/pub/etwinning/search_in_europe.cfm?fuseaction=getProjectDetail&pid=10449

 

 

Inserido no projecto eTwinning, no âmbito do programa Europeu Life Long Learning, dois estudantes de Coimbra apresentaram–se em Itália para um concurso de cozinha. Para além dos alunos, a "equipa" portuguesa contou com a presença do chefe Luís Lavrador e de Madalena Relvão, a principal responsável pela ideia e embaixadora eTwinning.  

 


Partilhar            [ Voltar ]

 

ERTE > notícias

 
 

Salvo indicação em contrário, licença Creative Commons BY-NC-ND para todos os conteúdos. Creative Commons BY-NC-ND



ERTE - Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas - Ministério da Educação