Ministério da Educação e Ciência Direcção-Geral de Educação ERTE ERTE missão ERTE contactos ERTE equipa ERTE centros de competência ERTE notícias Logos da ERTE, da DGIDC e do MEC
 

ERTE > notícias

 

Notícias



ME lança concurso para dotar escolas de Internet em banda larga de alta velocidade

(Publicada em 21-02-2008)

Plano Tecnológico da Educação (PTE)

ME lança concurso para dotar escolas de Internet em banda larga de alta velocidade.

O anúncio do concurso público internacional que permitirá ligar as escolas à Internet em banda larga de alta velocidade, e entre si, foi publicado no suplemento TED do Jornal Oficial da União Europeia, em 20 de Fevereiro último.  

Orçado em 14,5 milhões de euros, o contrato em concurso consiste na aquisição de serviços de comunicações de dados, de serviços de Internet, de locação de equipamento terminal, de alojamento de servidores e interligação entre redes lógicas das escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico público, das escolas secundárias do ensino público e dos organismos centrais, regionais e tutelados do Ministério da Educação.   

Com a concretização do contrato, todas as escolas do 5.º ao 12.º ano terão pelo menos 48 megabits (Mbps) como velocidade de acesso à Internet.  

Esta velocidade significa multiplicar por mais de 10 a velocidade actual de acesso à Internet destas escolas e antecipar em dois anos a concretização de uma das principais metas do Plano Tecnológico da Educação.  

O concurso permitirá ainda ligar em banda larga de alta velocidade todos os serviços centrais e regionais do Ministério da Educação (ME).   

Concretizar-se-á, assim, o projecto de interligação de escolas e organismos do ME numa rede alargada da comunidade educativa.   

Fica ainda aberta a porta para a prestação de serviços de voz, vídeo e TV sobre a rede do ME.

Poupança até 20% dos custos com a Internet. 

A Internet de alta velocidade permitirá abolir a duplicação de contratos de acesso à Internet existentes em centenas de escolas.  

O ME estima que a contratação do acesso à Internet ao abrigo deste concurso permitirá poupar até cerca de 20% dos custos com a Internet suportados pelas escolas.  


Partilhar            [ Voltar ]

 

ERTE > notícias

 
 

Salvo indicação em contrário, licença Creative Commons BY-NC-ND para todos os conteúdos. Creative Commons BY-NC-ND



ERTE - Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas - Ministério da Educação