Ministério da Educação e Ciência Direcção-Geral de Educação ERTE ERTE missão ERTE contactos ERTE equipa ERTE centros de competência ERTE notícias Logos da ERTE, da DGIDC e do MEC
 

ERTE > notícias

 

Notícias



Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro

(Publicada em 30-01-2008)

A Associação do Prémio Nacional de literatura Juvenil Ferreira de Castro, com sede em Oliveira de Azeméis, Portugal, no âmbito das suas actividades leva a efeito mais uma edição do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro.

Inicialmente este prémio literário (32 anos ininterruptos de funcionamento) era destinado somente aos jovens portugueses de Portugal Continental e Regiões Autónomas. Com a corrente edição (32ª Edição) é alargado a todos os jovens portugueses e luso-descendentes das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo.

Neste evento, os jovens são desafiados a mostrar a sua qualidade literária, promovendo-se a literacia e a valorização do desenvolvimento pessoal e social dos jovens.

O alargamento do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro aos jovens luso-descendentes das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo prende-se com o facto de querermos os jovens luso-descendentes mais vinculados à Língua e Cultura Portuguesas, reforçando uma maior interacção com os jovens residentes em Portugal Continental e Regiões Autónomas.

Com esta iniciativa pretende-se promover:

(a) acções diversificadas, dirigidas ao público jovem, no âmbito da Literatura Juvenil;

(b) cooperações com organizações e instituições nas áreas da educação e cultura;

(c) acções destinadas à consolidação do uso e do ensino da Língua Portuguesa como língua de comunicação, de trabalho e de cultura;

(d) o desenvolvimento de uma política da escrita/leitura e de difusão de jovens autores premiados (portugueses) no estrangeiro, divulgando os mesmos através das colectâneas de trabalhos premiados (no nosso espólio já possuímos quatro colectâneas, bem como vários CD_ROM) nos países de língua portuguesa.

Esta iniciativa é destinada aos jovens nas faixas etárias dos 12-15 anos (Escalão A) e dos 16-20 anos (Escalão B), os quais podem concorrer com trabalhos nas modalidades de prosa e poesia, contando com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, apoio do Instituto Camões, Direcção Regional da Cultura do Norte, Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e Caixa Geral de Depósitos. 

O regulamento do concurso encontra-se disponível na página electrónica da Associação: www.apnljfc.pt ou em www.dgidc.min-edu.pt .

 


Partilhar            [ Voltar ]

 

ERTE > notícias

 
 

Salvo indicação em contrário, licença Creative Commons BY-NC-ND para todos os conteúdos. Creative Commons BY-NC-ND



ERTE - Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas - Ministério da Educação