Ministério da Educação e Ciência Direcção-Geral de Educação ERTE ERTE missão ERTE contactos ERTE equipa ERTE centros de competência ERTE notícias Logos da ERTE, da DGIDC e do MEC
 

ERTE > notícias

 

Notícias



Informações: TIC na Escola

(Publicada em 05-12-2007)

Veja as várias Notícias:

Novo Serviço - filtragem de conteúdos WEB 

Orientações para o Plano TIC

Quadros Interactivos – Espaço de debate e partilha

As TIC - Jardins de infância e Escolas Ensino Básico1 (EB1)

Directório Moodle nas Escolas

===========================

Novo serviço - filtragem de conteúdos WEB

(Publicada em 19-11-2007)

 

O sistema de filtragem WEB tem por objectivo impedir o acesso a conteúdos (páginas WEB) ofensivos ou impróprios no âmbito das instituições RCTS na vertente da rede escolar.

Para melhor evitar o acesso a conteúdos impróprios da Internet a partir da rede escolar, foi disponibilizado um proxy WEB com filtragem de conteúdos. Esse proxy é de utilização opcional.

Através do portal de serviços às escolas (http://escolas.fccn.pt )* a adesão a este serviço é efectuada através da opção “Filtragem de Conteúdos / Gestão” no menu “Serviços”. 

Este serviço está a ser disponibilizado no seguinte servidor:

Tipo: http
Endereço: proxy.escolas.fccn.pt
Porto: 8000

Pode usar este proxy livremente, não precisando de realizar qualquer activação, bastando configurar os browsers conforme as instruções disponibilizadas

Pode solicitar uma configuração especial no router de acesso da escola para evitar que qualquer browser da instituição possa aceder à Internet sem ser por este proxy.

O serviço de bloqueio será activado num período máximo de 48h. Após a activação e tal como indicado anteriormente, não será possível aceder directamente a conteúdos WEB. Mais informações disponíveis na documentação online.

(*) Deverá aceder a esse portal com os dados do correio interno** da escola (@escolas.min-edu.pt)

Para saber sobre o modo de proceder escolha a opção “Apoio”, e depois “ Manuais”  

(**) Correio interno e mail institucional são expressões equivalentes – se tem dúvidas sobre estes dados, não deixe de nos contactar (info@crie.min-edu.pt).

 

===========================

Orientações para o Plano TIC

(Publicada em 31-10-2007)

Linhas orientadores de (re)formulação do Plano TIC

Foi enviado para as escolas o documento que enquadra e orienta, de futuro, a construção do Plano TIC.
Para conhecimento geral, pode consultá-lo
aqui .

Obs. O prazo para finalização do Plano, indicado no documento acima disponibilizado, “Orientações para o Plano TIC” e que menciona como limite o final deste ano lectivo, foi prorrogado até ao final do próximo mês de Janeiro de 2008.

Conta-se, em breve, disponibilizar on-line o questionário que permitirá às escolas fazerem-nos chegar as traves mestras dos seus Planos TIC. Desta forma torna-se mais célere e simplifica-se a recepção e tratamento dos mesmos.


No âmbito da actividade da DGIDC/ECRIE, os Centros de Competência ECRIE e os novos Centros TIC de Apoio Regional (CTAR) desempenharão um papel de assessoria e consultoria das Escolas e dos Agrupamentos, no que diz respeito à elaboração, execução e avaliação dos Planos TIC.

Em cada Agrupamento ou Escola, serão seus interlocutores privilegiados o Coordenador TIC e a respectiva Equipa.

A finalidade deste acompanhamento de assessoria ou consultoria por parte dos Centros de Competência ou CTAR visará prioritariamente a integração curricular das TIC, ou seja, a utilização educativa dos computadores, quadros interactivos e da Internet em contexto de sala de aula.


Chamamos ainda a V. atenção para as prioridades traçadas em sede de Plano Tecnológico de Educação (http://www.escola.gov.pt) que devem ser tidas em conta no Plano TIC.


Para ficar a saber qual o Centro de Competência ou CTAR a que ficou afecta a sua Escola (ou Agrupamento), deverá ser consultada a seguinte base de dados em: http://www.dgidc.min-edu.pt/cc_ecrie/pesquisa.asp


Os contactos tanto dos Centros de Competência como dos CTAR’s podem ser encontrados em: index.php?section=7


Caso a sua escola não se encontre nesta lista por favor contacte-nos através do endereço de e-mail: info@crie.min-edu.pt

 Ver o Documento em anexo

===========================

Quadros Interactivos – Espaço de debate e partilha

(Publicada em 26-10-2007)

A ECRIE e o Centro de Competência Entre Mar e Serra criaram um espaço de debate e partilha de recursos sobre a utilização educativa dos Quadros Interactivos (QI).

Veja:
http://moodle.crie.min-edu.pt/course/view.php?id=396

===========================

Jardins de infância e Escolas Ensino Básico1 (EB1)

(Publicada em 24-10-2007)

 

 http://moodle.crie.min-edu.pt/course/view.php?id=221

 

Para apoiar a integração das TIC nas actividades de aprendizagem dos Jardins de Infância e das Escolas do Ensino Básico – 1º CEB (EB1) foi disponibilizado um Espaço – MOODLE com recursos que estão disponíveis na Internet e que possibilita também a troca de experiências entre educadores/as e professores/as .

 

Qualquer educador/a ou professor/a pode participar acrescentando recursos na Base de Dados e relatando a utilização que faz das TIC com as crianças ou alunos na sua sala de aula. Basta para isso que esteja registado.

 

 

             

 

=====================================

Directório Moodle nas Escolas

(Publicada em 23-10-2007)

Consulte o Directório Moodle nas Escolas


 


Partilhar            [ Voltar ]

 

ERTE > notícias

 
 

Salvo indicação em contrário, licença Creative Commons BY-NC-ND para todos os conteúdos. Creative Commons BY-NC-ND



ERTE - Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas - Ministério da Educação