Ministério da Educação e Ciência Direcção-Geral de Educação ERTE ERTE missão ERTE contactos ERTE equipa ERTE centros de competência ERTE notícias Logos da ERTE, da DGIDC e do MEC
 

ERTE > notícias

 

Notícias



GOOGLE - Concurso de programação para alunos do Secundário/Pré-Universitários

(Publicada em 30-11-2007)

O Google acredita firmemente que os estudantes devem ter oportunidades nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O Google promove  a iniciativa the Google Highly Open Participation Contest , procurando ajudar a iniciação das escolas secundárias  (alunos pré-universitários) no desenvolvimento do Software Open Source.

Os estudantes poderão aceder a  http://code.google.com/opensource/ghop/2007-8/ para escrever código e documentação, preparar materiais para treino, conduzir investigação de experiências de utilizador de e ganhar prémios como t-shirts, dinheiro ou para os dez primeiros classificados, uma oportunidade para visitar as instalações do Googleplex na Mountain View - Califórnia.

Nos últimos três anos vários estudantes participaram no Google Summer of Code (http://code.google.com/soc/ ) com grandes resultados. Centenas de estudantes universitários tomaram contacto com software open source e milhares de pessoas no mundo inteiro começaram a desenvolver e a produzir milhões de linhas de código aberto.

Pensando no que poderia ser feito para encorajar os estudantes pré-universitários e construir talentos futuros, o Google desenvolveu/promoveu a Google Highly Open Participation Contest – o primeiro concurso da equipa open source do Google, dirigida exclusivamente para alunos do ensino secundário (pré-universitário).

O Google trabalhará com dez organizações de open source: Apache Software Foundation, Drupal, GNOME, Joomla!, MoinMoin, Mono, Moodle, Plone, Python Software Foundation, and SilverStripe CMS –

Para este esforço pioneiro, cada uma destas entidades providenciará uma lista de tarefas para serem finalizadas pelos alunos participantes. As tarefas recaírão sobre as seguintes categorias: Código; documentação; investigação; serviços de apoio; garantia de qualidade; treino/formação; tradução e interfaces de utilizador,  de modo que todos possam participar. Pais e educadores podem ajudar partilhando esta oportunidade com os seus filhos e alunos.

O concurso é aberto para os alunos a partir dos treze anos que não tenham começado os estudos universitários. Os oponentes/concorrentes poderão submeter as tarefas até às 12:00 a.m. (T.M.G) até ao dia 22 de Janeiro de 2008.

O Google espera que os estudantes concorrentes sejam a longo prazo, contribuintes para este e futuros projectos de open source e ansiamos por anunciar os vencedores no dia 11 de Fevereiro de 2008.

Para mais informação visite: http://code.google.com/opensource/.

 


Partilhar            [ Voltar ]

 

ERTE > notícias

 
 

Salvo indicação em contrário, licença Creative Commons BY-NC-ND para todos os conteúdos. Creative Commons BY-NC-ND



ERTE - Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas - Ministério da Educação